terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Svalbard - A nova Arca de Noé

Depois de uma pausa motivada pelos primeiros trabalhos e pelas férias de natal o Blog dos Bosques volta a atacar!

Foi maravilhoso voltar a rever os amigos e a familia em Portugal. Apesar de me sentir um bocado deslocado da vida normal e apesar de não ter carro nem casa fixos.. a nossa pátria é sempre o local onde nos sentimos como peixe na água! A comida, os cheiros e os hábitos com que crescemos fazem parte do nosso organismo e da nossa identidade.... e estar em Portugal foi como voltar ao meu habitat natural.

Este sentimento de pertença também pode ser transportado para a agricultura: há plantas e animais que se dão bem em diversos locais mas é no sitio onde primeiro se desenvolveram e segundo Darwin, lutaram pela existência, que se vão dar sempre melhor!

Muitas espécies de animais e plantas viajaram de país para país e de continente para continente transportadas pelo homem. Muitas delas já se encontram em vias de extinção ou desapareceram dos seus locais de origem, mais uma vez devido à acção do homem.

Nos últimos 50 anos e devido a muitos factores como o crescimento de população, o aquecimento global, a destruição das florestas tropicais, o aumento do consumo de combustiveis fósseis, entre outros, extinguiram-se cerca de 300.000 espécies dos 10 milhões que se calcula existirem no planeta. Todos os anos desaparecem entre 3.000 a 30.000 espécies, um recorde sem precedentes nos últimos 65 milhões de anos.

Segundo James Howard Kunstler, no seu livro "O Fim do Petróleo", dentro de 100 anos ter-se-ão perdido entre um a dois terços de todas as aves, animais e plantas do planeta! Esta perda de bio-diversidade pode ter consequências nefastas para a espécie humana, bem piores que uma crise financeira... mas parece que por enquanto caminhamos de forma cega para um precipicio, sem que as lições aprendidas em muitas alturas da história sirvam para alguma coisa.

No entanto, parece que algumas histórias ainda nos vão ficando na cabeça e quem não se lembra da Arca da Noé? Avisado previamente por Deus de um diluvio que aniquiliaria a vida na terra, Noé reuniu numa arca um macho e uma fêmea de cada espécie para que a sobrevivência das mesmas ficasse garantida.

Em pleno Século XXI, uma experiência semelhante está a ser conduzida em Svalbard, na Noruega, onde estão a ser guardadas sementes em larga escala para prevenir uma eventual catástrofe ambiental ou climatérica.

Trata-se de um silo gigante cujo objectivo é salvaguardar as espécies de plantas que servem como alimento às populações dos mais diversos países. O silo de Svalbard preserva cerca 90% das sementes conhecidas no mundo inteiro e foram doadas pelos países produtores.

O silo foi construído no Monte Spitsein, em Svalbard e é uma estrutura inteiramente subterrânea. Trata-se de um arquipélago situado 1.000 km a norte da Noruega, e foi escolhido por ser um lugar a salvo das possíveis alterações climatéricas causadas pelo aquecimento global e/ou quaisquer outras causas.


Figura 1 - Silo de Sementes de Svalbard.

O silo tem capacidade para abrigar 2,5 biliões de sementes, ou seja aproximadamente 500 sementes de 4,5 milhões de espécies. As câmaras onde estão guardadas as sementes estão a uma temperatura de -18 °C, e se por alguma razão o sistema de refrigeração falhar, o montante de terra e pedras congeladas que naturalmente cobre o silo, o chamado permafrost, mantém as sementes entre -4 e -6 °C.

Em conclusão, nos últimos 200 anos, a expansão da população humana que passou de mil para 7 mil milhões, tem sido muitas vezes feita sem escrúpulos e à custa da natureza. A extinção de espécies animais e vegetais representa a perda de bio-diversidade inexplorada pelo homem. Estas espécies que se estão a perder, até poderiam representar uma fonte de novos recursos energéticos ou de cura para doenças humanas. A experiência de Svalbard é bem vinda pois garante a segurança das espécies vegetais em caso de catástrofe. Mais experiências semelhantes serão bem vindas!

Esperemos nunca vir a precisar deste silo... isso significa que algo correu mal.... think about it!

Best regards,

Nenhum comentário:

Postar um comentário