terça-feira, 28 de maio de 2013

Experiências nutricionais com vacas - Poster presentation 28/05/2013

Hoje tenho uma das apresentações mais importantes no meu curso aqui no RAC, para o módulo Advanced Animal Production. Trata-se de um poster de cariz investigacional, que pretende explicar um avanço tecnológico na àrea da pecuária e resultados obtidos a partir do mesmo.
 
Escolhi trabalhar numa àrea que me chocou/fascinou. Para se obter um melhor conhecimento do sistema digestivo das vacas, pode-se instalar uma espécie de bolsa de borracha (ver foto abaixo) que tem acesso directo ao estômago (rumen) do animal. Desta forma pode-se observar ao vivo (sim, ao vivo!!), o que se passa no estômago do animal e permite particularmente fazer estudos sobre quais os melhores alimentos em termos de degradação de proteínas. Desta forma poderá ser possível alimentar os animais de forma mais eficiente, dando-lhes rações que não desperdiçam tantos nutrientes importantes pelas fezes ou pela urina.
 
Em termos de bem estar dos animais fiz alguma pesquisa e não existe qualquer impacto. Não existem relatos de complicações, sendo esta uma técnica usada há quase 150 anos, mas que foi evoluindo obviamente. Aliás, esta técnica foi descoberta em 1812, quando um soldado americano ferido por um florete, ficou com uma abertura no estômago e não lhe deram mais de 1 dia de vida. Ainda viveu mais 40 anos e sempre com a abertura no estômago visível. Ao que parece, não há infecções porque o estômago tem uma elevada capacidade de limpeza das mesmas!

 Segue a foto do poster que vou apresentar!
 
Think about it!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário