quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Batata - todo um novo mundo!!

Uma das aulas mais importantes que me inscrevi aqui no RAC é Crop Production.

Neste módulo são leccionados as características dos diferentes tipos de culturas em termos da sua semente, época de cultivo e colheita, cuidados época de plantação, variedades e tamanhos da cultura em causa, doenças e virús mais comuns etc..

Esta cadeira aliada ao módulo Soil & Water Management dá uma grande bagagem aos alunos para porem em prática o cultivo destas colheitas no futuro.

A primeira aula foi totalmente focada na Batata, uma cultura muito comum em Portugal, daí a expressão "Olha, e se fosses plantar batatas??!!"

A batata é considerada uma New World Crop tal como o tabaco ou o feijão. Foi trazida das estepes dos Andes pelos Impérios Português e Espanhol durante o Séc. XVI. Actualmente, ainda é nos Andes que se encontra a maior variedade de espécies, tamanhos e formas de batatas.

Trata-se de um legume único e estranho, que cresce debaixo da terra e que ficará verde se fôr exposta à luz do sol. Trata-se portanto de um tubérculo cuja constituição é principalmente água. A sua semente será uma batata, que consoante a espécie que tivermos a falar dará origem a mais n tubérculos. A escolha do "Tubérculo-Mãe" é bastante importante pois influenciará todos as batatas que dai crescerem. Se tiver alguma doença poderá afectar toda a colheita. Nas batatas, as doenças passam dos "pais para os filhos", ou seja de uma geração para a outra. Hoje em dia, tal como para outras culturas, já há fornecedores especializados de sementes cheias de energia e potencial para darem bons frutos.

É uma cultura que precisa de água, mas não gosta de estar empapada na água, pois isso potencia o risco de doenças, já que água + terra são a "feira popular" das bactérias! Mas precisa de bastante humidade. Quanto à planta em si, não tem uma raiz muito forte e longa. O tronco e as folhas que crescem acima da terra são venenosos e não deverão ser ingeridos à semelhança da planta do tabaco ou o tomateiro. Ás vezes as folhas acima da terra podem parecer muito bonitas e a colheita debaixo do solo estar toda estragada!! É um legune que não tem proteina mas é bastante rico em Vitaminas, nomeadamente B e C e em Ferro e Zinco.

O seu cultivo pode ser "manipulado" enganando a semente. Ou seja, antes de se colocar na terra pode-se pôr as sementes em caixas num ambiente que simule as condições do solo em termos de temperatura, luz e àgua. Desta forma o "Tubérculo-mãe" começará a desenvolver os tubérculos ainda fora da terra. Esta técnica tem a vantagem que permite detectar problemas de doenças e sementes mortas à partida.

Em termos da plantação propriamente dita, as batatas são uma cultura com "Fome" precisando de muitos nutrientes para além da água, nomeadamente N (Nitrogénio), P (Fosfato) e K (Potássio) que se encontram nos fertlizantes mais comuns. As suas sementes não podem ser atiradas de forma aleatória para os campos como se faz com os cereais, é preciso respeitar uma distância entre as mesmas. São, em conjunto com o chá, a cultura mais resistente a solos ácidos, aguentando bem um PH de nível 5 ou 6 (PH neutro = 7).

As batatas podem ser plantadas e recolhidas em diferentes alturas do ano. Podem-se plantar em Janeiro-Março e estar nos supermercados em Maio-Julho. Estas batatas são no entanto mais pequenas, são recolhidas menos toneladas por Hectare mas são mais caras obviamente. Há outras que depois podem ser plantadas entre Fevereiro e Maio e ser colhidas entre Julho e Outubro consoante as chuvas. Estas batatas no entanto têm pouca validade porque ainda não atingiram a total maturidade. O principal tipo de batatas ou o mais comum, é plantado entre Março e Maio e a colheita é feita entre Setembro e Outubro. Esta última colheita tem um largo período de validade pois é mais resistente. São retiradas mais toneladas por hectare mas o preço é mais reduzido nos supermercados e mercearias.

A batata é hoje em dia uma cultura altamente técnica e especializada. É necessário ter muito know how. O investimento numa plantação desde género é grande por isso quanto maior fôr a área de cultivo melhor, para se poder espalhar os custos fixos. Devido a este factor o mercado está a tornar-se mais concentrado, ou seja, menos produtores mas com yelds (taxs de retorno, toneladas por Hectare) cada vez maiores.

Em termos de mercado o maior produtor mundial é a China, à semelhança do que acontece com o Trigo e o Arroz. As batatas mais consumidas são as batatas frescas que encontramos normalmente no supermercado, com cerca de 35% da produção a ser destinada para este fim. Depois temos as batatas congeladas com cerca de 20% e as batatas de pacote com 15%. O resto é utilzado para outros fins, entre os quais a produção de Vodka e medicamentos por exemplo!

Trata-se de um mercado que ainda tem muito potencial no futuro, devido às suas características nutricionais e de utilização. Existem mais de 200 variedades de batatas e muitas funcionalidades por explorar. Novos produtos e segmentos poderão ser criados isoladamente ou em conjunto com outras culturas.

A próxima vez que comerem uma batata pensem nisto!

Best regards,

Um comentário:

  1. Caro PQ, diz-me uma coisa: também aprendeste que a batata pertence à espécie das solanáceas (solanaceae) e que contem alcalóides, podendo ser considerada tóxica?
    E pertencem igualmente a esta família o tabaco, o tomate, o pimento, a beringela, etc.
    Aliás, os povos de onde estas espécies são originárias, não as consumiam por as considerarem tóxicas.

    Em inglês o nome dado à espécie é: "nightshades", precisamente porque não é muito "amiga" da luz solar, sobretudo as batatas.

    Aqui fica uma curiosidade, já li alguma coisa sobre o assunto, mas obviamente no âmbito da alimentação e não propriamente da agricultura.

    Para concluir: há estudos que revelam que não deveríamos dar tanta preponderância ao uso, por exemplo, de batatas e de tomates, como damos na nossa alimentação porque, em quantidades elevadas, podem contribuir para alguns problemas de saúde.
    Estes estudos são um bocado abafados, claro, por uma coisa chamada "lobby".

    Bjs Marta Lanita :)

    ResponderExcluir