segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O problema da Alimentação

Um dos grandes problemas com que a nossa geração se vai deparar no futuro é o problema Alimentar.

Escolhi um módulo para estudar aqui no RAC chamado "Food Chains", que espero que me dê algumas respostas.

Os grandes problemas relacionados com a alimentação nos nossos dias e que se vão agravar no futuro são:

a) População: todos os dias há em média 200 mil novas pessoas para alimentar no mundo, o que corresponde a aproximandamente 80 milhões por ano. Nos países com elevadas taxas de crescimento populacional como a India, China e outros há cerca de 3 biliões de pessoas a querer entrar na classe média e a querer comer melhor! Essencialmente, comer melhor, significa passar de uma dieta baseada em cereais para uma dieta baseada em proteinas como Carne, Leite e Ovos. Para se alimentar o gado necessário para esta crescente procura, é necessário produzir mais cereais e proteina animal. Para se produzir um kilo de carne de vaca são necessários 9 kgs de cereais. Neste momento, o UK importa cerca de 80% da proteina animal que usa para alimentar os seus animais.

b) Terra: Não há mais terra no mundo... é um recurso limitado aparte de alguns pedaços que possam surgir devido a erupções de vulcões na Islândia (era uma piada)... O que alguns países estão a fazer, especialmente a China, é comprar quantidades massivas de terra em África em países como o Sudão e o Niger. Estes países, cujas populações sofrem de problemas de fome, vêm assim as suas terras serem invadidas por estrangeiros ao preço da chuva, muitas vezes 1 dólar por ano por acre (0,4 hectares). São decisões políticas imcompreensiveis porque para além das populações serem afastadas das terras onde vivem há gerações e não poderem produzir, os Chineses colocam em prática técnicas agricolas que destroem as reservas de água, a qualidade dos solos e a vida animal em redor. A utilização intensiva dos solos também está a criar novas àreas desertificadas como está a acontecer no centro de África e Norte da China.

c) Água: a água, ou a falta dela, será um dos primeiros problemas com que a humanidade se terá que se deparar num futuro próximo. Os chamados lençóis freáticos, bolsas de água existentes nos solos entre as particulas de terra e as rochas estão a ser bombados de forma desordenada para a irrigação de culturas, sem tempo para que haja uma reposição adequada das águas através das chuvas. Países como a Arábia Saudita ou a India experimentaram nos ultimos anos produções altissimas de cereais devido à exploração massificada destes lençóis. Neste momento eles já atingiram o pico e os campos não poderão ser irrigados como outrora.

d) Alterações climáticas: Por cada grau centigrado que a temperatura média aumentar, os produtores agricolas deverão esperar uma descida de 10% nas quantidades das colheitas desse ano, para além do factor óbvio que secam os poços. Este dado é verdadeiramente supreendente e tendo em conta o aquecimento global verificado nas últimas décadas o cenário não é o mais favorável. Por outro lado há paises com secas onde antes havia chuvas regulares, e outros com cheias catastróficas onde também nunca tinham acontecido. A falta de uma monção na India ou uma onda de calor nos EUA pode neste momento significar uma total ruptura e pânico nos mercados mundiais.

Para além destes temas globais há outras questões a levantar: Porque desperdiçamos 30% da comida que compramos? Porque há pessoas a morrer de fome e outras obesas? Não haverá aqui uma questão moral que deveria ser analisada mais ao pormenor? Porque é que os EUA, o maior produtor de cereais do mundo já destina 25% das suas colheitas para a produção de bio-combustiveis? Devemos usar a terra para a produção de comida ou combustiveis? A organização mundial do comércio fomenta a livre circulação de mercadorias e capitais, mas isto é benéfico para quem? Para as populações de África e do Extremo Oriente ou para as multinacionais?

A minha visão após a aula de hoje é de verdadeira catastrofe. Num futuro próximo provavelmente não vamos poder comer como comiamos até agora. Os preços dos alimentos vão aumentar devido à procura crescente e isto pode gerar conflitos e desigualdades sociais muito graves.

Na Universidade Católica e na Jerónimo Martins ensinaram-me que as empresas existem para satisfazer as necessidades dos consumidores. Mas será que os consumidores sabem o que querem? Ou será que vão ter esse poder no futuro?

Perante estes dados o primeiro passo será com certeza o racionamento da alimentação das pessoas.

Por outro lado, os países mais pobres em termos alimentares, e Portugal inclui-se neles, deverão começar a desenvolver infraestruturas e tecnologias para auto-sustentabilidade no futuro.

Para além de tudo isto as empresas e o Estado deveriam ter um papel cada vez mais activo na consciencialização destas questões alimentares e não estarem apenas preocupados com o deficit e os juros da divida pública.. Perante os dados que já existem hoje esta consciencialização devia acontecer de forma RADICAL.

Best regards, vou jantar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário